88 cidades do Interior, ABC e Litoral de SãoPaulo, de 19 de outubro a 7 de novembro
Cerca de 250 profissionais viajam com uma programação gratuita, intensa
e variada, numa espécie de caravana cultural. Os roteiros passam, a cada dia, pelas cidades selecionadas, sempre em parques ou praças públicas. Além de atrações artísticas, um cronista visita os municípios para documentar e registrar suas impressões sobre as cidades
Seis ônibus partem da Capital em direção a 88 cidades do Interior do Estado. O percurso dura três semanas, de 19 de outubro a 7 de novembro. Os passageiros de cada roteiro - em média 40 artistas, técnicos e produtores - levam na bagagem seu repertório artístico e apresentam seus espetáculos, um dia em cada município, nas praças públicas destas cidades. Atrás de cada ônibus, segue um caminhão levando telões de 300 polegadas e inúmeros objetos e adereços, além de palco e cenário. Toda essa estrutura integra a engrenagem que coloca na estrada o CIRCUITO SESC DE ARTES.
O conceito da edição 2010 do Circuito explora o imaginário das praças públicas como locais de troca de experiências e pretende provocar uma suspensão no tempo cotidiano da população. A idéia é presentear cada cidade com uma programação cultural composta de diferentes linguagens artísticas. São elas: artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.
Cada um dos seis ônibus leva um bloco de programação diferente (são 60 atrações ao todo) e, num dos assentos, um cronista que produzirá textos, poemas, minicontos, fotos e pequenos vídeos a partir das experiências vividas em cada cidade. Seus relatos serão postados no site do Circuito. Além dessa crônica, como parte da programação literária, cada roteiro receberá também um “repórter abelha”, que circulará pela cidade durante o evento, captando depoimentos sobre a relação dos moradores com a literatura - o que leem, o que gostariam de ler. No fim do dia, as pessoas terão a surpresa de se ver no telão, onde seus depoimentos serão exibidos.
O Circuito Sesc de Artes viaja o Estado de São Paulo por lugares como a pequena Ibaté (com 28 mil habitantes) até as grandes cidades, como Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão, São José dos Campos e Sorocaba, entre outras. Cada unidade do SESC no interior, litoral e Grande São Paulo se encarrega de estender esta ação a até oito cidades em seu entorno.
Teatro, dança, circo, música
“Além de levar algo novo para as cidades, o Circuito inclui projetos que interajam diretamente com o público, ou que o tire do seu percurso habitual”.
Para Aldo Quiroga, criador do “Repórter Abelha”, os vídeo-repórteres buscam uma forma de aglutinar o público. Ao mesmo tempo em que o entrevistado fala da sua experiência sobre literatura, ele é convidado pelo repórter a ir à praça para se assistir. Desta forma, encontra outras pessoas e divide sua experiência”.
As atividades se concentram em três semanas para desta forma enriquecer o encadeamento da programação a fim de possibilitar a percepção de um circuito de atividades único".
Cada cidade foi escolhida pelo SESC com o critério de fortalecer o conceito de Rede, inclusive nos municípios que não dispõem de Unidades do Sesc.
Para Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo, o Circuito Sesc de Artes 2010 tem como objetivo difundir as diversas manifestações culturais e, com isso, reforçar a ação do Sesc nas cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.”É uma oportunidade de levar às 88 cidades por onde o circuito passará atividades diferenciadas que estimulem a participação e aproximem o público. Além disso, a edição deste ano aborda o conceito do imaginário das praças e pretende resgatar o encontro das pessoas para a troca de experiências”.
Roteiro 4 São Carlos
A unidade do SESC São Carlos, coordena o roteiro 4. As atividades do CIRCUITO não acontecem na cidade de São Carlos, mas em 5 cidades vizinhas, Mococa, São José do Rio Pardo, Leme,Vargem Grande do Sul e Ibaté. Levando artistas como Aldo Quiroga, Laura Teixeira e Marcelo Salum, Alessandro Buzo, Kleber Damaso, Fernando Velazquez e Francisco Lapetina, Gerson King Kombo, o Grupo Acrobáticos Fratelli e Kamchatka entre outros. A programação acontece no Roteiro de São Carlos em 5 dias, de 26 a 30 de outubro, sempre em mesmo horário em todas as cidades.
Dia 26 – MOCOCA
Dia 27 – SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
Dia 28 – LEME
Dia 29 – VARGEM GRANDE DO SUL
Dia 30 – IBATÉ
Programação para as 5 cidades (Mococa, São José do Rio pardo, Leme, Vargem Grande do Sul e Ibaté).
Durante o dia/ chão e projeção no palco
Repórter Abelha
Um vídeo-repórter passa o dia entrevistando em vídeo pessoas da cidade sobre suas referências de literatura: livros que estão lendo no momento, poetas e escritores preferidos, etc. Esse material é editado e apresentado no telão do palco antes do show musical.
Com Aldo Quiroga:
Público Geral/Livre
Suburbano Convicto
Sarau apresentado por Alessandro Buzo com rituais de leituras que usam tambores.
O Sarau Suburbano, idealizado e apresentado pelo escritor Alessandro Buzo surgiu oficialmente em Maio de 2010 em São Paulo para segundo seu criador "espalhar a poesia e a nossa literatura, por todos os lugares onde formos convocados". 60 min. Livre
Alessandro Buzo - É escritor com 5 livros lançados. Além dos seus livros, organiza a coletânea literária “Pelas Periferias do Brasil” que em 2010 chega ao VOL IV. Promove eventos além do Sarau, como o tradicional “Favela Toma Conta”, Suburbano em Debate, Suburbano no Centro. Também é cineasta, diretor do filme “Profissão MC” (ficção, 51 min). Apresenta o quadro “Buzão – Circular Periferico” no Programa Manos e Minas da TV Cultura. Entre outras coisas...... www.buzo.com.br SARAU PELO BRASIL.
17h/ espetáculo no palco/45 minutos
Brincadeira
Uma trupe de artistas, acrobatas, músicos e malabaristas revive as melhores brincadeiras da infância com esquetes e música ao vivo, numa leitura que utiliza linguagens como a dança popular, a música e o teatro.
Com Grupo Acrobáticos Fratelli:
Público Geral/ Livre
17h às 20h/ tenda de oficinas
Desenhar uma Árvore
A partir do livro “Disegnare un albero”, do designer italiano Bruno Munari (1907-1998), os participantes construirão coletivamente uma grande árvore de papel.
Com Laura Teixeira e Marcelo Salum: artistas plásticos.
Público Geral/Livre
30 vagas circulantes
17h às 21h/ tenda de oficinas
Jogo Acervo SESC de Arte Brasileira
Jogo mediado por arte educador apresenta cartas em que estão impressas imagens de obras do acervo do SESC, a partir das quais são propostas indagações e reflexões educativas relacionadas com os trabalhos artísticos.
Com Instrutores do SESC São Carlos
Público Geral/Livre
30 vagas circulantes
19h/ performance dança/ chão/ 35 minutos
Perfume para Argamassa
Um poema-dança onde os movimentos dos bailarinos fundem-se com imagens de espécies botânicas projetadas em uma parede, promovendo um encontro entre o corpo, a imagem e o ambiente urbano. Uma tentativa de imprimir e sugerir outras paisagens olfativas na arquitetura dos espaços urbanos, aromas alimentados por memórias e imaginários experiênciais.
Com Kleber Damaso e Viviane Domingues
Público Jovens e adultos/ Livre
Para Saber Mais: http://www.youtube.com/watch?v=8nQzuMmG-EI
19h40/ intervenção/chão
Kamchàtka
Performance baseada no improviso em que um grupo de pessoas recém chegadas de uma terra distante e sem conhecer nada e ninguém, passa a se relacionar com quem cruza seu caminho. A cumplicidade e a interação com o público é o que determina a apresentação. O trabalho provoca a troca, o encontro de culturas, o relacionamento com o espaço e com as pessoas.
Com Grupo Kamchàtka (Espanha)
Público Jovens e adultos/ Livre
Para Saber Mais: http://vimeo.com/9303052
20h30/ performance audiovisual no palco/30 minutos
Library
Uma apresentação audiovisual que faz referência à pasta de armazenamento library, comum a praticamente a todos softwares de computador.
Na performance, a pasta library é o imaginário dos performers, armazenando e descartando suas experiências pessoais.
Fernando Velázquez e Francisco Lapetina
Público Jovens e adultos/ Livre
Para saber mais: http://vimeo.com/12953487
21h/ show no palco/80 minutos
Gerson King Combo e Supergoove
Gerson King Combo é um dos maiores nomes da black music brasileira. Carioca, há mais de 30 anos mantém uma carreira das mais respeitadas sendo conhecido com o "James Brown brasileiro". Ao lado da banda Supergroove, formada por talentosos jovens musicos do Rio de Janeiro, apresentam um show com repertório que traz o melhor do rei do soul e funk brasileiro.
Público Jovens e adultos/ Livre
Para saber mais:
http://www.youtube.com/watch?v=RzQ88Lp5aZk&feature=related
http://www.myspace.com/gersonkingcombo
Contato:
Comunicação SESC São Carlos - Aguinaldo Soares da Costa
Endereço – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP
Mais informações pelo telefone: 3373-2357
Nenhum comentário:
Postar um comentário