15 de out. de 2010

CIRCUITO SESC DE ARTES

88 cidades do Interior, ABC e Litoral de SãoPaulo, de 19 de outubro a 7 de novembro


Cerca de 250 profissionais viajam com uma programação gratuita, intensa

e variada, numa espécie de caravana cultural. Os roteiros passam, a cada dia, pelas cidades selecionadas, sempre em parques ou praças públicas. Além de atrações artísticas, um cronista visita os municípios para documentar e registrar suas impressões sobre as cidades

Seis ônibus partem da Capital em direção a 88 cidades do Interior do Estado. O percurso dura três semanas, de 19 de outubro a 7 de novembro. Os passageiros de cada roteiro - em média 40 artistas, técnicos e produtores - levam na bagagem seu repertório artístico e apresentam seus espetáculos, um dia em cada município, nas praças públicas destas cidades. Atrás de cada ônibus, segue um caminhão levando telões de 300 polegadas e inúmeros objetos e adereços, além de palco e cenário. Toda essa estrutura integra a engrenagem que coloca na estrada o CIRCUITO SESC DE ARTES.

O conceito da edição 2010 do Circuito explora o imaginário das praças públicas como locais de troca de experiências e pretende provocar uma suspensão no tempo cotidiano da população. A idéia é presentear cada cidade com uma programação cultural composta de diferentes linguagens artísticas. São elas: artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.


Cada um dos seis ônibus leva um bloco de programação diferente (são 60 atrações ao todo) e, num dos assentos, um cronista que produzirá textos, poemas, minicontos, fotos e pequenos vídeos a partir das experiências vividas em cada cidade. Seus relatos serão postados no site do Circuito. Além dessa crônica, como parte da programação literária, cada roteiro receberá também um “
repórter abelha”, que circulará pela cidade durante o evento, captando depoimentos sobre a relação dos moradores com a literatura - o que leem, o que gostariam de ler. No fim do dia, as pessoas terão a surpresa de se ver no telão, onde seus depoimentos serão exibidos.

O Circuito Sesc de Artes viaja o Estado de São Paulo por lugares como a pequena Ibaté (com 28 mil habitantes) até as grandes cidades, como Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão, São José dos Campos e Sorocaba, entre outras. Cada unidade do SESC no interior, litoral e Grande São Paulo se encarrega de estender esta ação a até oito cidades em seu entorno.

Teatro, dança, circo, música

Além de levar algo novo para as cidades, o Circuito inclui projetos que interajam diretamente com o público, ou que o tire do seu percurso habitual”.

Para Aldo Quiroga, criador do Repórter Abelha”, os vídeo-repórteres buscam uma forma de aglutinar o público. Ao mesmo tempo em que o entrevistado fala da sua experiência sobre literatura, ele é convidado pelo repórter a ir à praça para se assistir. Desta forma, encontra outras pessoas e divide sua experiência”.

As atividades se concentram em três semanas para desta forma enriquecer o encadeamento da programação a fim de possibilitar a percepção de um circuito de atividades único".

Cada cidade foi escolhida pelo SESC com o critério de fortalecer o conceito de Rede, inclusive nos municípios que não dispõem de Unidades do Sesc.

Para Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo, o Circuito Sesc de Artes 2010 tem como objetivo difundir as diversas manifestações culturais e, com isso, reforçar a ação do Sesc nas cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.”É uma oportunidade de levar às 88 cidades por onde o circuito passará atividades diferenciadas que estimulem a participação e aproximem o público. Além disso, a edição deste ano aborda o conceito do imaginário das praças e pretende resgatar o encontro das pessoas para a troca de experiências”.


Roteiro 4 São Carlos

A unidade do SESC São Carlos, coordena o roteiro 4. As atividades do CIRCUITO não acontecem na cidade de São Carlos, mas em 5 cidades vizinhas, Mococa, São José do Rio Pardo, Leme,Vargem Grande do Sul e Ibaté. Levando artistas como Aldo Quiroga, Laura Teixeira e Marcelo Salum, Alessandro Buzo, Kleber Damaso, Fernando Velazquez e Francisco Lapetina, Gerson King Kombo, o Grupo Acrobáticos Fratelli e Kamchatka entre outros. A programação acontece no Roteiro de São Carlos em 5 dias, de 26 a 30 de outubro, sempre em mesmo horário em todas as cidades.

Dia 26 – MOCOCA

Dia 27 – SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

Dia 28 – LEME

Dia 29 – VARGEM GRANDE DO SUL

Dia 30 – IBATÉ

Programação para as 5 cidades (Mococa, São José do Rio pardo, Leme, Vargem Grande do Sul e Ibaté).


Durante o dia/ chão e projeção no palco

Repórter Abelha

Um vídeo-repórter passa o dia entrevistando em vídeo pessoas da cidade sobre suas referências de literatura: livros que estão lendo no momento, poetas e escritores preferidos, etc. Esse material é editado e apresentado no telão do palco antes do show musical.

Com Aldo Quiroga:

Público Geral/Livre

Suburbano Convicto
Sarau apresentado por Alessandro Buzo com rituais de leituras que usam tambores.
O Sarau Suburbano, idealizado e apresentado pelo escritor Alessandro Buzo surgiu oficialmente em Maio de 2010 em São Paulo para segundo seu criador "espalhar a poesia e a nossa literatura, por todos os lugares onde formos convocados".
60 min. Livre

Alessandro Buzo - É escritor com 5 livros lançados. Além dos seus livros, organiza a coletânea literária “Pelas Periferias do Brasil” que em 2010 chega ao VOL IV. Promove eventos além do Sarau, como o tradicional “Favela Toma Conta”, Suburbano em Debate, Suburbano no Centro. Também é cineasta, diretor do filme “Profissão MC” (ficção, 51 min). Apresenta o quadro “Buzão – Circular Periferico” no Programa Manos e Minas da TV Cultura. Entre outras coisas...... www.buzo.com.br SARAU PELO BRASIL.


17h/ espetáculo no palco/45 minutos

Brincadeira

Uma trupe de artistas, acrobatas, músicos e malabaristas revive as melhores brincadeiras da infância com esquetes e música ao vivo, numa leitura que utiliza linguagens como a dança popular, a música e o teatro.

Com Grupo Acrobáticos Fratelli:

Público Geral/ Livre

17h às 20h/ tenda de oficinas

Desenhar uma Árvore

A partir do livro “Disegnare un albero”, do designer italiano Bruno Munari (1907-1998), os participantes construirão coletivamente uma grande árvore de papel.

Com Laura Teixeira e Marcelo Salum: artistas plásticos.

Público Geral/Livre

30 vagas circulantes

17h às 21h/ tenda de oficinas

Jogo Acervo SESC de Arte Brasileira
Jogo mediado por arte educador apresenta cartas em que estão impressas imagens de obras do acervo do SESC, a partir das quais são propostas indagações e reflexões educativas relacionadas com os trabalhos artísticos.

Com Instrutores do SESC São Carlos

Público Geral/Livre

30 vagas circulantes


19h
/ performance dança/ chão/ 35 minutos

Perfume para Argamassa

Um poema-dança onde os movimentos dos bailarinos fundem-se com imagens de espécies botânicas projetadas em uma parede, promovendo um encontro entre o corpo, a imagem e o ambiente urbano. Uma tentativa de imprimir e sugerir outras paisagens olfativas na arquitetura dos espaços urbanos, aromas alimentados por memórias e imaginários experiênciais.

Com Kleber Damaso e Viviane Domingues
Público Jovens e adultos/ Livre

Para Saber Mais: http://www.youtube.com/watch?v=8nQzuMmG-EI

19h40/ intervenção/chão

Kamchàtka

Performance baseada no improviso em que um grupo de pessoas recém chegadas de uma terra distante e sem conhecer nada e ninguém, passa a se relacionar com quem cruza seu caminho. A cumplicidade e a interação com o público é o que determina a apresentação. O trabalho provoca a troca, o encontro de culturas, o relacionamento com o espaço e com as pessoas.

Com Grupo Kamchàtka (Espanha)

Público Jovens e adultos/ Livre

Para Saber Mais: http://vimeo.com/9303052

20h30/ performance audiovisual no palco/30 minutos

Library

Uma apresentação audiovisual que faz referência à pasta de armazenamento library, comum a praticamente a todos softwares de computador.

Na performance, a pasta library é o imaginário dos performers, armazenando e descartando suas experiências pessoais.

Fernando Velázquez e Francisco Lapetina

Público Jovens e adultos/ Livre

Para saber mais: http://vimeo.com/12953487


21h
/ show no palco/80 minutos

Gerson King Combo e Supergoove
Gerson King Combo é um dos maiores nomes da black music brasileira. Carioca, há mais de 30 anos mantém uma carreira das mais respeitadas sendo conhecido com o "James Brown brasileiro". Ao lado da banda Supergroove, formada por talentosos jovens musicos do Rio de Janeiro, apresentam um show com repertório que traz o melhor do rei do soul e funk brasileiro.

Público Jovens e adultos/ Livre

Para saber mais:

http://www.youtube.com/watch?v=RzQ88Lp5aZk&feature=related

http://www.myspace.com/gersonkingcombo


Contato:

Comunicação SESC São Carlos - Aguinaldo Soares da Costa

Endereço – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2357


Nenhum comentário:

Postar um comentário