6 de jan. de 2011

HOMENAGEM AO COMPOSITOR “ O POETA GOIÁ”

HOMENAGEM AO COMPOSITOR “ O POETA GOIÁ”

-Nosso Homenageado deste mês e saudoso “Gerson Coutinho da Silva” o “GOIA” nasceu na cidade de Coromandel no dia 11 de janeiro de 1935.

-Desde pequeno ele gostava de recitar versos e trovas em trocas de doces ,queijos e bala.

-Seu primeiro instrumento, uma gaita de boca, foi trocada mais tarde por um violão. Começou a cantar em dupla com seu irmão Nelson e outros companheiros, apresentando em festas na sua cidade natal. Estudou música com o maestro José Ferreira.

-No ano de 1953 ainda muito jovem, juntamente com seu pai saiu de Coromandel sua cidade natal com destino a Goiania-GO, pela primeira vez se afastava do Triangulo Mineiro levando um sonho de um dia se ver no cenário da música sertaneja.

-Em Goiânia ele teve uma boa escola na música sertaneja,formou grandes amigos conheceu muito músicos radialistas e uma grande amizade que até formou o “Trio Amizade” sendo o primeiro trio do Estado a gravar um disco em São Paulo.

-Em Goiânia ele adquiriu o pseudônimo de “GOIA” foi uma forma de prestar uma homenagem e agradecimento ao povo querido daquele Estado onde ele fez grandes amigos.

-Em 1955, Goia mudou definitivamente para São Paulo ele já se tornava muito conhecido como cantor e compositor de músicas sertanejas. Em São Paulo ele gravou um disco com o Trio Mineiro”,participou de vários programas de Rádios de São Paulo por mais de dez anos.

-Goia deixou aproximadamente mais de 600 músicas gravadas que fizeram e ainda faz sucesso até hoje nas vozes das duplas: Liu e Leu , Pedro Bento e Zé da Estrada.Chitãozinho e Xororo, As Galvão entre tantos outros.

-Ele mesmo gravou 3 discos, Goia a duas vozes e também formou dupla com “Bia” Goia & Bia que fizeram muito sucesso na época.

-A obra de “GOIA” é imortal,assim como a sua figura marcante e forte verdadeira, poeta que soube como ninguém jamais, conseguiu traduzir em obra o seu gosto, seus amores e a saudade da terra natal do sertão.

-Deixou uma obra vasta onde se destaca a belíssima “ SAUDADE DE MINHA TERRA”

-De que me adianta viver na cidade se a felicidade não me acompanhar?Adeus paulistinha, do meu coração, já pro meu sertão eu quero voltar.Ver a madrugada,quando a passarada, fazendo alvorada,começa a cantar com satisfação,arreio o burrão,cortando o estradão,saio a galopar. E vou escutando o gado cantando o gado berrando,sabia cantando no jequtibá”.

-Gerson Coutinho da Silva o Goia faleceu em 20 de janeiro de 198l na cidade de Uberaba e foi enterrado na sua terra natal Coromandel. A seu pedido foi plantado um pé de cedro em sua sepultura.

-”GOIÁ é uma pagina do livro da história cultural do nossos país e sua humildade ficará gravada em nossa mente como um rastro de saudade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário