18 de jun. de 2012

A Galeria dos Grandes Mestres Homenageia neste mês de Junho o Saudoso “ Angelino de Oliveira:

MESTRE ANGELINO DE OLIVEIRA

Angelino de oliveira nasceu em Itaporanga,no dia 17 de Junho de 1889,filho de Joaquim Cassimiro e Mariquinha de Oliveira.aos 6 anos de idade,foi com seus pais em botucatu,onde fixaram residencia definitiva .cursou o grupo escolar Dr.Cardoso de Almeida,onde concluiu os estudos Ginasiais .Casou -se com Maria Mallleus e com ela teve filhos.Morou em ribeirão preto onde realizou o curso de dentista e trabalhara como escrivão de polícia .
Com sua volta a Botucatu abriu a loja A musical ,que vendia instrumentos ,partituras e acessórios musicais.

Angelino fechou a Musical e parou de trabalhar como dentista.Devido ao seu nome de prestígio ,trabalhou na rádio Municipalista de Botucatu,tornando-se o primeiro diretor artístico .Tinha boa formação musical .Estudou violino,violão e também foi trombonista na banda de música São Benedito ,uma das mais tradicionais de botucatu, na época . Seu instrumento predileto era o violão , que tocava com estilo bem definido.formou um duo com José Maria Peres,dacidade de são Miguel-o Vi-Gui- que quer dizer Violão e guitarra.Logo depois ,formaram o trio Vi-gui--pi(Violão e guitarra e piano)com luiz cardoso,um ex-padre que estura piano na belgica.

Seu maior sucesso foi sem dúvida (Tristeza do Jeca) gravado pela primeira vez por Paraguaçu (Roque Rocciard) e na voz de muitos outros artistas.Mas nada comparado ao sucesso que a canção provocou na voz de Tonico e Tinoco,que fizeram escola com suas vozes agudas em duetos. Tristeza do Jeca, transformou-se no hino do Caipira,atravessando fronteiras do país,servindo de fundo musical quando referiam-se ao Brasil no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário