
O violeiro RODRIGO ZANC é originário de Araraquara, no interior paulista. Compositor e intérprete, seus pais e avós nascidos no sítio, isso fez Rodrigo carregar desde menino as influências da roça e da vida no campo. Aos oito anos de idade, seu avô materno, seresteiro, colocou-o pela primeira vez ao violão. Aos dezessete anos, passou a dedicar-se à viola caipira. A partir de então foram muitas influências... Emocionava-se ao ouvir interpretações de artistas como Rolando Boldrin e Renato Teixeira. Tocou-lhe a alma, aliada à música caipira de raiz, a viola de vanguarda de Almir Sater, Paulo Freire, Roberto Correia e outros. Cantando e tocando, com o tempo, desenvolveu um estilo próprio. Com enorme carisma, Rodrigo tem emocionado o público por onde passa com músicas que exploram a sonoridade da viola de uma forma moderna e singular, e letras que passeiam por temas do cotidiano urbano com influências rurais, o que sempre foi sua realidade. Iniciou profissionalmente sua jornada na música em 1996. Em 1999, participou do Festival Nacional Band FM – Café Caboclo de Novos Talentos, conquistando o 2° lugar com uma canção de sua autoria, passando a participar de diversos festivais e a atuar em estúdios da região. Em fevereiro de 2003, participou do programa Caminhos da Roça, da EPTV-GLOBO, apresentando suas composições. Entre 2003 e 2009, apresentou-se nas edições do festival Viola de Todos os Cantos – EPTV, tendo disputado as finais de 2005 em Poços de Caldas, MG e de 2007 em São Carlos, SP. Pendenga é um CD autoral e independente de música regional de viola. É um trabalho autêntico que valoriza e resgata todo o sentimento, influências e impressões de uma geração que transitou entre o campo e a cidade, o rural e o urbano. Uma receita musical com um misto de todas as saudades a que nos remete o sertão, somado ao presente urbano e utilizando sutilmente elementos que representam esses dois universos. Primeiro fruto dos quase 13 anos de influências e pesquisas sobre a viola e seu vasto universo, o álbum Pendenga é composto por 12 canções inéditas e uma faixa multimídia. Um disco simples e isento de rótulos e despreocupado com tendências e estilos. Foi totalmente concebido, produzido e gravado no interior de São Paulo, e conta com a participação do letrista Isaias Andrade e dos amigos Fernando Morte e Murilo Romano. Algumas destas canções vêm sendo mostradas em festivais desde 1999, e a partir de seu lançamento, o CD Pendenga tem sido divulgado em apresentações realizadas nas diversas unidades do SESC-SP (interior e capital), em uma das etapas regionais do Circuito Cultural Banco do Brasil – CCBB, além dos eventos e festas promovidos pelas Secretarias de Cultura de vários municípios do interior de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário