3 de dez. de 2024
UM POUCO DA TRAJETÓRIA DO COMPOSITOR " JOÃO MIRANDA"
João Miranda soma 5 mil músicas gravadas
Suas músicas fazem parte do repertório das mais famosas duplas sertanejas
03/12/2024 08h15 - Atualizado há 4 horas Publicado por: Redação
O compositor Edilson Miranda Farias, com pseudônimo João Miranda, nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Teodoro Sampaio, em 12 de junho de 1957, é filho de Manoel Farias e Ercilia Miranda.
Edilson ainda pequeno já trabalhava na lavoura, sempre com o sonho de viajar o mundo e viver da música, pois ele sentia que o dom estava dentro dele, desde muito pequeno já rabiscava alguma canção. Apesar de vir de uma família grande, de sete irmãos, foi o único a seguir o mundo da música, iniciou bem cedo, aos sete anos se mudou para Álvares Machado e aos nove anos de idade ele já gravava sua primeira composição com uma dupla do Espírito Santo, Roger e Marinho.
A partir daí ele não parou mais, estava sempre compondo músicas e, vez em quando gravava uma com algum artista.
Edilson trabalhou muito com música, compondo e cantando nas três cidades do interior nas quais morou, (Álvaro Machado, Presidente Venceslau, SP e Brusque, SC).
Além de compor e cantar, ele trabalhou também por mais de dez anos como radialista em duas grandes rádios, uma na cidade de Brusque SC, outra na cidade de Presidente Venceslau SP, onde também executava suas músicas já gravadas por vários cantores.
Em 1993 se mudou para São Paulo capital, onde reside atualmente, com sua vinda pra São Paulo seu espaço no mercado da música ampliou muito, conheceu inúmeros artistas renomados e conseguiu gravar com grande parte deles.
Seus seguimentos de música facilitaram bastante para que assim ficasse interessante para muitos artistas gravarem suas canções, pois ele já era destaque e ficou muito notado por compor música Raiz e Romântica, desta forma ele era procurado por grandes artistas que acabavam gravando mais e mais músicas suas.
Entre centenas de cantores que gravaram canções suas, estão estes:
Matogrosso e Mathias
Jads e Jadson,
Milionário e José Rico
Roberto Carlos
Trio Parada Dura
Teodoro e Sampaio
Edson e Hudson
Gian e Giovani
Rony e Robson
Di Paulo e Paulinho
Dalvan
Guilherme e Santiago
Roberto e Meirinho
Com a dupla Lourenço e Lourival, João Miranda gravou até o momento, 90 músicas.
Em 2024 ele planeja se aposentar como compositor, encerrando com 5.007 músicas já gravadas e 2 mil inéditas escritas.
João Miranda, além de ser compositor de milhares de músicas, é também o grande investidor de suas produções, espalhados pelo Brasil tem vários produtores nos quais produzem seus demonstrativos(Pré-¬produção)Por exemplo, o produtor, cantor e também compositor Alisson Mór, produziu em seu estúdio, STUDIO MÓR, até no ano de 2024, mil(1000 músicas/demonstrativos).
Além de ter ganhado todos os prêmios da música sertaneja, João Miranda foi contemplado em 2010, com a Caneta de Ouro, recebida pelo Ministério da Cultura de Brasília DF, simbolizando a música sertaneja, pelo Record que ele bateu gravando 313 músicas em um ano.
João Miranda tem sido também durante um longo período, o maior campeão de festivais sertanejos, em todo Brasil, suas obras interpretadas por grandes cantores ecoam ao longe, não só no Brasil, mas também na Europa.
O compositor João Miranda neste ano de 2024 se aposentará, mas, se perpetua na música em geral e, principalmente na música sertaneja raiz.
Suas obras serão eternizadas, seguem sendo executadas por vários lugares do mundo.
Nossos parabéns ao compositor Caneta de Ouro, Edilson Miranda
Farias (João Miranda).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário