8 de dez. de 2010

ORQUESTRA AMIGOS VIOLEIROS DE SÃO CARLOS REALIZA SHOW NA PRAÇA CENTRAL DE IBATÉ - SP

Ibaté festeja espírito natalino com diversas atrações culturais

Público e artistas elogiam estrutura da cidade

As tradicionais festividades natalinas promovidas pela Prefeitura de Ibaté, através do prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, tem agradado públicos das mais diversas idades e classes sociais. Isso porque, a cidade tem recebido desde o dia 20 de novembro, diversos espetáculos que envolvem apresentações teatrais, de dança ou musicais, de variados gêneros.

Na última sexta-feira (3), Ibaté recebeu a Banda Marcial da APAE, de São Carlos, que abrilhantou a noite de forma especial. Em seguida, o Coral MultiCantos emocionou o público presente. A dupla Ruan e Adriano presenteou o público com vários sucessos sertanejos e uma bela homenagem com a execução do Hino de Ibaté.







No sábado (4), a Praça Central foi tomada pelo resgate da música sertaneja raiz, com a Orquestra de Viola Amigos Violeiros, do Sindicato Rural de São Carlos, órgão ligado ao Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Mesmo embaixo de uma chuva fraca, o público formado por pessoas das mais variadas idades se encantou com clássicos como Menino da Porteira. Em seguida, o grupo Los Badly, fez uma sensacional apresentação de dança. O cantor Amarildo, de São Carlos deu continuidadeao clima sertanejo. “Foi mais um final de semana que proporcionou lazer aos ibateenses e toda a região. É cultura de qualidade, numa cidade que está totalmente estruturada para receber as famílias com muito carinho. Mais uma vez fica o convite para aqueles que ainda não participaram, para que compareçam”.

FORTE CHUVA – As atrações programadas para ocorrer no domingo (5), foram canceladas devido às fortes chuvas. A organização ainda não sabe se será possível remarcar este evento, pois isto dependerá da agenda de cada artista convidado. “Foi uma pena a chuva ter atrapalhado o evento, mas neste final de semana a festa continua”, conta Parrella.

OPINIÕES – Cláudio Di Salvo, vice-presidente do Sindicato Rural de São Carlos e Coordenador do Senar de São Carlos e Ibaté, fala sobre a Orquestra de Viola Amigos Violeiros, que emocionou os populares. “Nosso objetivo é resgatar a música raiz. O curso de viola caipira, promovido pelo sindicato, vai fomentando esta cultura. As pessoas vão aprendendo a tocar viola e ingressam na orquestra”. O curso de viola é totalmente gratuito.

Araci Rocha, organizadora da Orquestra fala sobre a receptividade de Ibaté. “O pessoal tem nos recebido de braços abertos. A região de São Carlos é muito boa”.

Sob regência do maestro Antônio Carlos Dovigo, o Kaia, o grupo foi formado há cerca de 10 anos. A Orquestra conta atualmente com 42 violeiros, entre homens e mulheres das mais variadas idades. Os mais jovens tem 14 anos e os mais experientes, tem por volta de 70. Um menino de apenas dois anos, filho de um dos violeiros, atraiu os olhares do público. No palco, ele demonstrou o interesse que tem pela música raiz. “O Eduardo Costa ficou encantado com o meu filho”, disse o pai do garoto.

A expectativa da Orquestra de Viola é gravar um CD já no próximo ano. “Temos nos apresentado em todo o Estado, até no litoral”, revela Di Salvo.

Juraci Donizete Ferrari, o Tatau, compareceu à Praça Central acompanhado da esposa, Silvana Aparecida Mendonça. O casal, que vive em Ibaté há 45 anos, teceu vários elogios à atual administração. “Zé Parrella é um ótimo administrador, o melhor que Ibaté já teve. Foi o único prefeito que enfeitou a cidade, que antes era abandonada”.

Luba Dodonova, maestrina do Coral MultiCantos, conta que a participação do grupo foi emocionante. “A apresentação foi muito agradável. Ouvimos vários elogios do público. Nos emocionamos muito com a Banda Marcial da APAE, que se apresentou antes de nós. Sem dúvida Ibaté está pronta para receber as pessoas para diversas apresentações culturais”, elogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário