NOMES DE DUPLAS ENGRAÇADO

21/05/2012
Solevante e Soleny:










Vida & Obra

Soleny é o nome artístico de Manoel Paula de Souza, nascido em 05 de abril de 1955 em Quirinópolis-GO. Dissidente da dupla Solevante & Soleny, o cantor goiano é o típico artista independente do nosso tempo: atua como gestor, produtor e empresário de sua sólida carreira artística.

Esse fato confere ainda mais respeito a Soleny, já que seus sucessos transitam atualmente pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia.

São ao todo 23 álbuns gravados, sendo 15 enquanto dupla com Solevante, e 8 em carreira solo. Segundo afirma o próprio artista em seu site – www.soleny.com.br – “enquanto tiver vida e saúde, Soleny levará sua mensagem musical de Norte a Sul aos corações apaixonados”.

Seguindo seu caminho de sucesso, Soleny manda avisar aos seus fãs que em breve está com repertório novo na praça. E sendo Paranaíba a sua casa, não demora ele estará por aqui novamente num show cheio de emoções.inté a próxima....


13/05/2012
“Vadico e Vidoco”

Milton Passos (Vadico) nasceu em Olímpia, no interior do estado de São Paulo, e João Nietto (Vidoco) nasceu em Pirangi, também no interior do estado de São Paulo, que de início, formou uma dupla juntamente com seu irmão.
-Foi no ano de 1959 que Milton e João se conheceram na capital paulista e começaram a cantar juntos, nascendo então a dupla que ficou conhecida como a "Dupla Café com Leite" (título pelo qual também é conhecida atualmente a dupla Mococa e Paraíso)
-Sulino e Marrueiro levaram a jovem dupla "Vadico e Vidoco" aos estúdios da Rádio Nacional de São Paulo. E foi com a ajuda do compositor e radialista Anacleto Rosas Jr, que eles foram contratados pela gravadora Copacabana, onde gravaram pelo selo Sabiá os dois primeiros discos 78 RPM e o LP "Relíquias de Amor".
-Vadico e Vidoco, com suas belíssimas vozes, as quais possuíam certa semelhança com as vozes de Tonico e Tinoco, foram ganhando prestígio no meio artístico, reconhecidos como grandes violeiros.

A dupla se apresentou nas Rádios Tupi, Aparecida e Record, além terem realizado "tournées" em circos pelo interior paulista, além dos estados do Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Vadico e Vidoco também se apresentaram na TV Tupi e na TV Globo.

-Vadico e Vidoco chegaram se separar por um curto período de tempo e, na ocasião, Vidoco chegou a formar dupla juntamente com José Vieira, o Abel, que na época ainda não havia formado com seu primo Sebastião Silva a dupla Abel e Caim.
-Vidoco convidara o José Vieira que tinha a voz parecida com a voz do Vadico. Atuaram juntos em alguns programas de rádio e shows em circos, até que apareceu uma oportunidade para gravarem um disco.
-Vidoco, no entanto, achou melhor chamar o antigo parceiro, sem nada ter dito ao José Vieira.
Este, por sua vez, quando chegou ao estúdio de gravação na hora combinada e soube que o Vidoco já havia feito a gravação com o "Vadico original", decidiu então deixar a dupla.A dupla Vadico e Vidoco gravou apenas dois discos 78RPM e vinvo Lps.
-Vadico faleceu no dia 01 de fevereiro de 1989, vítima da doença de Chagas. Vidoco faleceu 15 anos depois, em 18 de outubro de 2004, em Itapira-SP, cidade na qual já foi Vereador e recebeu o título de Cidadão Itapirense.


04/05/2012
Garcia & Zé Matão”



























-Benedito Francisco Alves (Zé Matão) nasceu em Palestina, no interior do estado de São Paulo, no dia 20 de agosto de 1938.

Ainda criança começou a executar diversos instrumentos. Aos seis, tocava cavaquinho e aos oito, viola e violão.

Aos 13 anos, formou com seu irmão mais velho uma dupla com o nome de Cardosinho e Caçula. Em 1956 formou dupla com Garcia, tocando nas rádios Tupi, Difusora e Nove de Julho.

Em 1966 gravaram na RCA Víctor o disco Festa de violeiro, com destaque para Floral (Zé Carreiro e Zé Fortuna). A dupla perdurou por 18 anos, com sucessos como Dama de Branco, Gato e Sapato (ambas de Wanderlei Martins e Zé Pagão), Arrependida (Garcia e zé Matão) e Tapinha de Amor (Léo Canhoto). Desfeita a dupla, gravou discos com vários outros nomes, entre eles Zé Matias e Mulatinho. Na década de 1990, formou nova dupla com J. Garcia (Jorge Machado).


25/04/2012
Ouvidor & Conselheiro” a dupla do Kung Fu.
Eles eram considerados os rei dos canoeiros gravaram um disco em 1976 com o destaque para as musicas: A volta dp João de Barro/A volta da Boiada/ e canoeiro entre outros sucessos...se era bão de viola eu não sei mas dizzeram que no Kung. Fu os caras eram campeões...inté a proxima....

23/04/2012
Riachão & Riachinho
A dupla de carreira curta fez sucesso não somente como cantores, mas também como compositores

Vitório e Orlando Cioffi, que viriam a ser mais tarde Riachão & Riachinho respectivamente, vieram de Jimirim (MG), lugar hoje conhecido como Poço Fundo. A família toda sempre foi ligada a música, como os irmãos Pedro e João, que formaram a dupla Moreno & Moreninho. O irmão Omero, virou o Catireiro – apresentador de  programas regionais de televisão e era componente da dupla Batipé & Catireiro.

Em 1955, Riachão & Riachinho gravaram seu primeiro disco que continha a toada “Despedida” e a moda de viola “Castigo de Santos Reis”. Ainda no mesmo ano lançaram outro disco, no qual integrava a canção “Boi Assombração” e o cururu “Índio Paulistano”. O hino “Ave Maria” foi gravado um ano depois junto com a moda de viola “Mutirão do Italiano”, e depois a moda-catira “Cuiabano Araçá” com o cateretê “Catira da Ventania”, de autoria própria.

Em 1957, os irmãos lançaram mais dois discos com as gravações da toada “A Sanfoneira” e o cururu “Folião Conquistador”, mais “A vida do Aleijadinho” e “Namoro de Hoje”.

Após a gravação de seis discos, os irmãos decidiram dar um tempo na carreira musical. A volta da dupla só veio a acontecer em 1963 com a regravação de “Namoro de Hoje” e a valsinha “Mulher Honrada”. Um ano depois, regravaram também “Mutirão do Italiano” e o rasqueado “Meu amor”, de autoria da dupla.

Riachão & Riachinho fizeram sucesso como cantores, mas também escreveram músicas como a congada “Treze de Maio”, composta com Teddy Vieira e gravada pelos seus irmãos Moreno & Moreninho. “A Marca da Ferradura” é outra composição famosa da dupla – composta por Lourival dos Santos e Riachão, foi gravada por Tonico & Tinoco e pelo próprio Lourival, além de Miranda e João do Rio. A carreira conjunta dos irmãos Cioffi possui dezesseis músicas em oito discos.

Após a carreira com o irmão, Riachinho lançou em 2004 o álbum “Sonho Realizado” com regravações da antiga dupla, mas morreu recentemente. Riachão, por sua vez, atuou como humorista no programa de Catireiro e hoje mora em Poços de Calda (MG) onde fundou a Orquestra Paisagem do Sertão.

05/04/2012
" Paxa e Pavão”










CD. A DUPLA Zoológica”

-Vale a pena conferir este execelente álbum de “Paxa e Pavão” gravado em 2007.

-Intitulado a dupla Zoológica” são 15 faixas, com o o melhor estilo incluindo os sucessos.”A Véia debaixo da Cama/Capim Canela/Mulher pra mais de Metro/Rock da Bicharada/e Viola minha Viola/estes são alguns dos destaques um cd. Que vc. não pode deixar fora de sua coleção...inté a próxima...

30/03/2012
“ Rock e Ringo”


-Dupla sertaneja formada nas décadas dos anos 70. Gravaram seis discos sucessos: como” caipira X e playboy/menino da porteira /magoa de boiadeiro/moda da mula preta/ beijinho doce/ lua cabloca/chega e chora/ papel de carta entre tantos outros .

-Eles tinham um estilo sertanejo country usavam cabelos compridos e faziam muito sucesso na época , faziam muitos shows em circos, cantavam de todos os tipos de musica era um verdadeiro show. um fã conta que quando eles terminava os shows eles saiam pra rua e falavam com as pessoas e até cantava pra elas, era muito bom naquela época.
23/03/2012

“ Gonçalo e João Valente”














A dupla era formada por Gonçalo Gonçalves, o Gonçalo, nascido em Porto Feliz – SP, em 20 de março de 1937; e João valente.

Gonçalo teve vários parceiros. Com João Valente cantou por dez anos, de 1964 a 1974. Os dois gravaram um LP em 1971, com o nome ‘Os Reis do Bate Fundo’, ritmo musicl desenvolvidos pelos dois mesmos.

Gonçalo já morreu, mas João Valente reside em Curitiba – PR.

 
16/03/2012

" Chico Mineiro & Baninho"


Eles gravaram um disco vinil ano ano de 1982 com 12 faixas:Destaues para a músicas cama de espinho” meu carro vermelho” uma noite de amor” cabecinha no ombro entre tantas outras:
Eles eram cosiderados os reis do Boêmio”

12/03/2012
“ Brasão e Brasãozinho”

O primeiro disco 78 RPM (P-61.048-H), a dupla "Brasão e Brasãozinho" gravou, pelo selo Philips, em 1960, e continha no Lado A a canção - rancheira "Minha Cruz" (Caetano Soma e Brasão) e, no Lado B, a moda campeira "Meu Caminhão" (Brasão, Pitatim e Brasãozinho). A dupla era na verdade um Trio do qual Cambuí também fazia parte. Ao que consta, nesse disco, era formação inicial da dupla, com o Cândido de Paula Brasão. A "explosão" da dupla aconteceu na Rádio Nacional de São Paulo - SP (hoje Rádio Globo), na segunda metade da década de 1960. Nessa emissora, "Brasão e Brasãozinho" tinham o codinome de "Os Quentes da Rádio Nacional". Nessa época, vivia-se o auge das vendas da música caipira raiz!
Apesar da música caipira raiz ser o "carro-chefe" de "Brasão e Brasãozinho", eles também são autores de "Gregório 38", que é um drama encenado por bailarinos e atores, no estilo "Faroeste", e que nasceu de uma apresentação em circos. "Brasão e Brasãozinho" apostaram nessa encenação que não deixa de ser um diferencial nas apresentações da dupla.

02/03/2012
 “ Pininha & Verinha”
 Pininha iniciou sua carreira estimulada pelo radialista de Guaxupé (MG), Zelão.
Em 1958, Pininha gravou com Cidinha, "Meu cavalinho", corrido de J. M. Alves e Loudes Guimarães, e "Desengano cruel", rasqueado de Pininha e Cidinha.
Formou em seguida dupla com Verinha, com quem gravou no ano seguinte, o arrasta-pé "Morena do Paraguai", de Dois Coringas e R. Gonçalves e o valseado "Me leva", de Pininha e Elpídio dos Santos, dois grandes sucessos da dupla. 

No mesmo ano gravaram o rasqueado "Quero seu amor", de Zelão e Anísio Teodoro.
Em 1962, gravaram a canção rancheira "A solidão me tortura", de Jeca Mineiro e Sebastião Vitor e o arrasta-pé "Moço bonito", de Zelão e Francisco Lacerda. Gravaram, também, o rasqueado "Desconfiada", de Jeca Mineiro e Zelão.
Em 1958, foram escolhidas pela "Revista sertaneja" como o Melhor Duo do Ano, recebendo o troféu "Viola de Ouro".E Pininha & Verinha estão firme na luta carregando a bandeira da música sertaneja raiz.

 24/02/2012
 " Jaó e Jaozinho"
  
O Jaó e Jaozinho são pioneiros em matéria de música sertaneja em Mato Grosso. Juntos desde 1995, esta dupla de cantores vem regisgtrando um sucesso crescente e chega a este ano de 2002 com a expectativa de lançamento do seu terceiro CD, que terá distribuição nacional pela gravadora Caravelas – a mesma que lançou, recentemente, o novo disco de Pescuma, Henrique e Claudinho. Quando se trata de falar do seu relacionamento com as fãs e do assédio do mulherio, Jaó e Jaozinho garantem que são artistas bem comportados.


 

" Veloso & Velosinho”









 Além de apresentadores forma uma grande dupla sertaneja de Goiania que infelizmente tiveram seus sonhos artísticos intenrrompidos em 1980...