22 de fev. de 2011

A dupla “ Craveiro & Cravinho “ e o cantor “ Gabriel Dias” estarão se apresentando no domingo dia 27 \ 02 no “ Cantinho da Viola'' SESC São Carlos.

Um pouco da história da dupla “CRAVEIRO E CRAVINHO”

Nascidos em Pederneiras, cidade do interior paulista, Sebastião Franco, o Craveiro (05 de fevereiro de 1931) e João Franco, o Cravinho (06 de setembro de 1939) são conterrâneos do compositor Caetano Erba.

Filhos de violeiro _ Josué Franco _ desde cedo já mostraram talento para a viola, cantando na roça e se apresentando em fazendas próximas junto ao pai.

No final da década de 1940, formaram a dupla Craveiro & Cravinho, passando a se apresentar na rádio Cultura de Pederneiras (SP). Após a mudança para Piracicaba, onde vivem até hoje, passaram a fazer parte do elenco da Difusora de Piracicaba, tornando-se, em pouquíssimo espaço de tempo, líderes de audiência da emissora.

O próximo passo seria vir para São Paulo, pelas mãos de Teddy Vieira, no início da década de 1960, onde gravaram os primeiros discos 78 RPM. O primeiro LP Com o sucesso obtido, fincaram raízes no estilo Caipira com gravações de outros LP´s de Modas de Viola.

Em 1962, gravaram seu primeiro disco, interpretando a moda de viola “Milagre do retrato” (Sulino e Paulo). No ano seguinte, gravaram o cateretê “Ministro de Deus” (Fernandes e Carreirinho) e o xote “Gaúcho guapo”, de Carreirinho e Zé Carreiro e também a moda de viola “Ladrão de estrada” (Teddy Vieira) e o corrido “Recordação” (Cravinho e Jaime Pereira).

Em 1964 gravaram o pagode “Sou igual” (Sulino e Moacyr dos Santos) e o rasqueado campeiro “Peito de aço”, (Teddy Vieira e Cravinho). Em 1967 gravaram o primeiro LP, Rei da Festa, que trazia assinatura de Tonico & Tinoco na contra-capa, e que se tornariam padrinhos da dupla. Nessa época, passaram a se apresentar frequentemente nas rádios Record e Bandeirantes, em São Paulo. Tiveram vários programas de rádio comandados por eles, em diversas rádios do interior de São Paulo.

Na TV, foram destaque no programa Som Brasil, nas manhãs de domingo, transmitido pela Rede Globo.

Em 1999, após 12 anos sem gravar, lançaram pela Continental seu primeiro CD, com produção de Paraíso e Mário Campanha, tendo como destaque as composições “Franguinho na panela” e “Cadeira de balanço”. No mesmo período comandavam o programa de rádio “Domingo com a viola”, na Educadora AM de Piracicaba.

Em 2003, lançam novo CD, pela Allegretto, com canções emocionantes como “Trem da Vida” (Nhô Chico e Paraíso) e “Pecado por Amor” (Craveiro e Abel) e belas modas, como “A moda do Corte” e “Semente Germinada” (ambas de Craveiro e Davi Vieira).

Adeptos do estilo de Tonico e Tinoco, Craveiro e Cravinho defendem como poucos a nossa Música de Raiz, a Viola e o Violão. Figuras carismáticas, humildes e extremamente talentosos, os dois tem conquistado cada vez mais fãs e amigos com o passar dos anos.

Craveiro & Cravinho também possuem o título de Cidadão Piracicabano, em reconhecimento pela divulgação da Música e da cidade de Piracicaba-SP, que carregam no coração. Receberam também um Diploma do então Presidente da República João Batista Figueiredo, além de possuírem também o Troféu e a Medalha pelo Cinquentenário da Música Sertaneja e o Troféu “O Galo” da Chantecler, pela fidelidade de mais de trinta anos na gravadora.

Como se não fosse suficiente toda essa contribuição pela música e cultura sertanejas, a árvore plantada por Josué Franco deu frutos novamente. Craveiro é pai de Cezar & Paulinho, dupla que seguiu a trajetória de pai e tio, e canta modas sertanejas, sempre lembrando e reverenciando a música de raiz.

Craveiro & Cravinho, Cezar & Paulinho e Ed & Fábio (filhos de Cezar e netos de Craveiro) gravaram juntos a música “Geração de Cantador”, certamente um marco e momento inesquecível para as três gerações da família. E para todos os amantes da música sertaneja Raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário