
Vicente, mais conhecido artisticamente como João Platino é formador de gerações de violeiros em Araraquara. Foi na Fazenda Itaquerê, em Nova Europa, que um tio, mestre de folia de reis, presenteou o menino Vicente com uma viola. Com dificuldades de acesso aos discos e métodos, João Platino sentava-se com sua viola e ouvia programas das rádios Nacional e Record, tirava as modas de Tonico e Tinoco, Zico e Zeca, Vieira e Vierinha até conhecer o revolucionário pagode de Tião Carreiro e Pardinho.
Um sonho de Vicente era ter um descendente com o mesmo gosto por este instrumento tão adorado por ele. Por isso aos quatro anos de idade sua filha Jenifer foi presenteada com uma miniatura de viola. Uma digna perfeição, mas que até então por muito tempo ficou esquecida pelos cantos. Aos treze anos, em uma conversa com seu vizinho sua filha Jenifer escuta dele a seguinte frase que iria mudar totalmente sua vida: Você vai esperar seu pai fechar os olhos para você saber o que fazer com este monte de violas?” Daí por diante Jenifer parece que abriu os olhos para aquilo que iria trazer tantas alegrias para sua vida.

De lá pra cá, eles formaram a dupla conhecida como João Platino e Flor Morena interpretando vários sucessos que hoje por muitos jovens são esquecidos. Vicente com 50 anos tocando este instrumento trazendo em seu peito gosto pela viola caipira e Jenifer com 11 anos de viola levanta a bandeira para que a música sertaneja de raiz não se acabe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário