26 de out. de 2011

Um pouco da carreira da dupla Abel e Caim



José Vieira (Abel -) nasceu na cidade de Itajobi, SP - 29/03/ 1929
Sebastião Silva (Caim) nasceu na cidade de- Monte Azul Paulista, SP - 20/01/ 1944.

Primos, os dois componentes da dupla cantaram juntos desde a infância. Sebastião iniciou carreira ainda menino, quando integrava o "Trio Mirim". Em 1955, o trio tinha um programa próprio na Rádio Clube de Marília, SP. Em 1956, José formou dupla com Xupim, apresentando-se na Rádio "A voz de Catanduva", também em São Paulo. Mais tarde, os dois primos começaram a cantar juntos e passaram a se apresentar na capital paulista. Atuaram no programa "Cidade sertaneja" da TV Cultura.

Em 1966, foram premiados num torneio de violeiros. Nessa ocasião adotaram o nome artístico de Abel e Caim, por sugestão de Geraldo Meirelles. Gravaram o primeiro LP no ano seguinte, pela Chantecler. Destacaram-se naquele disco os sucessos "Desilusão de Dadá", "Santa Luzia", de Yolando Mondine e Dorival Teixeira e "Mãe amorosa", de Tanabil Aleixinho, sendo este o maior sucesso da dupla. Em 1968, gravaram um LP pela Chantecler, incluindo, entre outros, os sucessos "A bandinha", de Léo Canhoto, "Menino boiadeiro", de Tanabi e "A natureza", de Dino Franco. Em 1968, a dupla gravou pela Continental os sucessos "Derradeiro adeus", de Dino Franco e "Milagre do retrato", de Sulino e Pedro Calandro.

Em 1970, lançaram outro LP já pela Tropicana, subsidiária da CBS. Daquele disco, destacaram-se "Arca de Noé", de Martins Neto e "Pretinho aleijado", de Teddy Vieira e Luizinho. Em 1972, a dupla gravou pela Continental um LP que incluía os sucessos "Chuva, sangue da terra", de Lourival dos Santos e Tião Carreiro, e "Triste ocorrência", de Jack e Abel. Muitos sucessos vieram: "O menino e o cachorro" de Dino Franco, "Adeus boiada", de Nestor e Zeca, "O barco", de Jack e Abel, entre outros. A dupla atua há 30 anos, continuando a cantar nas cidades do interior.

Em 2001, foi lançada uma coletânea de sucessos da dupla no CD "Abel e Caim", da série "Seleção de Ouro". O disco destaca interpretações da dupla para músicas de Zé Fortuna, como, "Orquestra da Natureza", em parceria com Dino Franco; "Ipê e o Prisioneiro", com Paraíso e "O menino e o cachorro", com Caim, entre outras, além de "Velhas Cartas"de Tonico e Zé Paioça, entre outros. Em 2007, além de continuar a fazer apresentações em festas agropecuárias, rodeios e exposições, a dupla apresentou-se no programa "Viola minha viola" apresentado por Inezita Barroso na TV Cultura de São Paulo interpretando as modas "Doutor caipira", de Tomas e Abel, e "Vou buscar a menina", de Rei do Gado.

A dupla encerrou a trajetória com a morte de Abel em 12 de março de 2011, em Araçatuba, SP. Aos 81 anos, José Vieira, o Abel, esteve em coma desde o dia 29 de dezembro de 2010, vindo a falecer no dia 12 de março, no Hospital da Unimed de Araçatuba. Após cirurgia para substituição de prótese no fêmur, uma infecção bacteriana complicou o quadro clínico, levando-o ao óbito, segundo o filho Devair Vieira. Abel deixou a esposa Ana Maria de Souza Oliveira, cinco filhos (quatro do primeiro casamento), sete netos e um bisneto. A última apresentação da dupla foi no mês de setembro de 2010, na TV Aparecida. No dia 9 de março, foi cancelado show em Rio Claro e no dia 26 do mesmo mês: eles se apresentariam em General Salgado (SP). O amigo e parceiro de dupla, Caim, lamentou a morte: "Foi uma vida de amigos e companheiros" e lembrou que em junho do mesmo ano, fariam 45 anos de dupla, com 400 músicas gravadas. Durante sua trajetória, a dupla, que gravou o primeiro disco após dois primeiros festivais, viajou com circos por todo o Brasil, cantando a moda caipira. Participaram de vários programas de TV, como o Viola, Minha Viola, de Inezita Barroso, entre outros. Entre os grandes sucessos: Santa Luzia, Mãe Amorosa, Natureza, O Barco, Orquestra da Natureza, O Menino e o Cachorro, Berrante Assassino, Laço do Boi Soberano, entre outros. No programa subseqüente ao falecimento de Abel, Inezita Barroso prestou homenagem à dupla, recebendo o parceiro Caim no "Viola, minha viola" e repassando diversos momentos em que a dupla ali se apresentou.

E depois de oito meses Caim volta a dar continuidade ao trabalho da dupla “Abel e Caim” e continuar a sua trajetória de shows recebendo grandes convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário