25 de jun. de 2017

UM POUCO DA HISTÓRIA DO GRUPO DE VIOLEIROS CANARINHOS DA VIOLA DA CIDADE DE PIRASSUNUNGA...


No ano de 2015, o Sindicato Rural de Pirassununga, em parceria com o SENAR/SP, ofereceu um curso de viola caipira para iniciantes com duração de 72 horas aula, contando com alunos experientes na viola e outros ainda inexperientes.
O curso teve seu fim no mês de julho daquele ano e, incentivados pelos agentes do Sindicato Rural, alguns participantes continuaram se reunindo e ensaiando, a princípio, na casa de alguns membros enquanto não conseguia um local definitivo para os ensaios.
Atualmente o grupo se reúne no Armazém Cultural Dito Micuim, estabelecido no antigo barracão da Estação da FEPASA em Pirassununga, às quintas-feiras, das 19h30min. às 21h30min.
Pirassununga é a terra do grande cantor e compositor Waldemar Castellar De Franceschi, o Nenete. Em sua homenagem, todos os anos, por autoria do então vereador Edson Sidinei Vick, foi criada, através da Lei nº 2.656, de 6 de abril de 1995, a Semana Nenete de Música Caipira que se tornou a maior festa caipira do interior de São Paulo, levando o nome de Pirassununga em todo território estadual e nacional.
Os Canarinhos da Viola, antes mesmo de ser batizado com essa denominação, se apresentou na Semana Nenete do ano de 2015 e, no dia 10 de julho desse ano de 2016, também no palco “Guaraciaba Vanim”, teve a honra de participar do encerramento dessa grandiosa festa, em sua 22ª edição.
O ponto alto desta apresentação foi interpretar a música “Recordação”, como forma de homenagem ao grande cantor e compositor Nenete, patrono da festa. “Como diz a letra, '...e onde estão meus estimados companheiros...', nós aqui respondemos: estão aqui Nenete, levando adiante seu legado”, comenta Daverson Gonçalves, um dos integrantes do “Canarinhos da Viola”, em homenagem ao saudoso cantor.
Pirassununga realiza quinzenalmente, aos domingos, no Parque Municipal Temístocles Marrocos Leite a já tradicional e regionalizada “Roda de Violeiros” e os Canarinhos da Viola são participantes de sete das oito edições.
Os Canarinhos também se apresentam nas Rádios locais sempre mantendo acesa chama da verdadeira música sertaneja, a autêntica moda raiz, preservando e propagando nossas raízes e tradições.
Integrantes
Silvio Rochetti, Cláudio Bercke, Daverson Antonio, Islan Couto, Gilson Teodoro, José Bodini, Lucas Almeida, Marco Claro, Margarete Bravim, Rosana Cuel, Ewerton Xavier, Letícia Vick, Gerson Sanches, José de Oliveira, Marcos Bisaio, o casal Alexandra e Israel Goulard, Rosildo Pizani, Mariza Oliveira e Tito Riguete.
Repertório
Boiadeiro Errante, Menino da Porteira, Chico Mineiro, Porta do Mundo, Cabocla Teresa, Velha Porteira, Colcha de Retalhos, Chitãozinho e Xororó, Estrela de Ouro, Tristeza do Jeca, Peito Sadio, Recordação (Nenete e Dorinho), A vaca já foi pro brejo, Pagode em Brasília e Oi Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário