18/08/2010
Hoje tem “Dia do Violeiro” na Praça Pedro de Toledo, com a presença de Tinoco O evento terá a presença do maior nome da música sertaneja de raiz do Brasil: Tinoco. A programação conta com: Manoel Moreno (apresentador, declamador, poeta, autor e compositor), Durvalino Moralles “Tito” (declamador e violeiro), Tião do Ouro e Gabriel (cantador e violeiro), João Paulo e João Canhoto (cantador e violeiro), João Platino e Flor Morena (cantador e violeiro), Grupo Catira Nova Opção (coordenado por José Moreira) e finalizando as apresentações da noite com grande Duo Glacial, atuais representantes de Araraquara. A dupla sertaneja Tonico & Tinoco - considerada a mais importante da história da música brasileira – apresentará grandes sucessos dos 60 anos de carreira da dupla, que realizou quase mil gravações, divididas em 83 discos. Tonico e Tinoco venderam mais de 50 milhões de cópias, realizando cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. Cascatinha Francisco dos Santos, o Cascatinha, nasceu em Araraquara, em 20 de abril de 1919. Faleceu em São José do Rio Preto, em 1996.
Outra referência sobre o nome Cascatinha:

Francisco dos Santos já tocava bateria e violão e se apresentava cantando modinhas, canções e valsas românticas. Quando da chegada do circo Nova Iorque na cidade de Araraquara, Francisco conheceu o cantor Chopp e resolveu formar dupla com ele. Adotando então o nome artístico de Cascatinha, nome de famosa cerveja da época, para estar de acordo com o nome do parceiro. A dupla Chopp e Cascatinha se apresentava em circos.
O apelido "Cascatinha" vem de quando Francisco morou na Fazenda Cascata, localizada no município de Garça-SP
Ana Eufrosina - Inhana - se apresentava como solista em um conjunto formado por seus irmãos.
"Inhá" era uma forma de tratamento de respeito dado às mulheres, daí Inhana. Francisco e Ana se conheceram e casaram em 1941.
Marido e esposa juntos formaram uma das principais duplas sertanejas do Brasil.
As músicas que interpretaram que mais fizeram sucesso foram:
- Índia (1952)
- Meu Primeiro Amor (também de 1952)
- Colcha de Retalhos(1959)
Nenhum comentário:
Postar um comentário