Em 2009 comemoramos 80 anos da gravação do primeiro disco de música caipira no Brasil. Um feito de Cornélio Pires em 1929, Zé Mulato & Cassiano se apresentam hoje como o melhor resultado do que foram estes 80 anos de música caipira, raiz, sertaneja, cabocla ou regional não importa. De qualquer forma eles apresentam um trabalho com pelo menos três referências importantes na configuração deste gênero musical genuinamente brasileiro:
1. A característica marcante de duplas famosas das décadas de 20, 30 e 40, como: Jararaca e Ratinho, Alvarenga e Ranchinho e Zé Fortuna e Pitangueira com suas paródias, sátiras musicais, causos e piadas.
2. O preciosismo na elaboração de letras, preservando sempre a poesia de boa rima e temas presentes no cotidiano do povo brasileiro, tanto da cidade quanto da roça. Característica de duplas como Raul Tôrres e Florência, Tonico e Tinoco e Zé Carreiro e Carreirinho.
O mais importante, Zé Mulato & Cassiano são considerados hoje uma das melhores duplas em termos de execução dos instrumentos (Viola e Violão). Zé Mulato segue os passos de violeiros como: Bambico e Tião Carreiro, só que com uma técnica bem particular
. Cassiano músico autodidata, toca violão como poucos do gênero caipira no Brasil. A maior prova disso é que nas suas gravações eles mesmos se acompanham, e mostraram isso gravando um disco só com músicas instrumentais de autoria da própria dupla e clássicos de todos os tempos, como La Paloma (Sebastian Yradier - 1860, Saudade de Matão Jorge Galati - 1904).
Chegamos ao fim da primeira década do século XXI, com um saldo positivo na música popular genuinamente brasileira e isso graças a Zé Mulato & Cassiano que nos proporciona apreciar toda a riqueza rítmica, melódica e poética da nossa música regional caipira em seus 12 discos gravados.
Na maior parte dos mais de 40 anos que reside em Brasília, Zé Mulato, principal compositor da dupla, dedicou-se ao trabalho de segurança na Câmara dos Deputados Federais, de onde tirou inspiração e argumento para temperar suas músicas com boas pitadas de humor e críticas sociais. Isso tendo como referência sempre as coisas puras e simples do sertão
. Zé Mulato & Cassiano chegaram a ficar mais de dez anos sem gravar, por não aceitarem imposição das gravadoras.
Mas logo no seu primeiro CD feito com total autonomia eles arrebataram o prêmio Sharp como melhor dupla regional do Brasil em 1998.
Feito repetido em 2003, com a conquista do prêmio TIM.
Em 2008 quando completaram 30 anos da gravação do primeiro disco, foram homenageados no Teatro Nacional em Brasília em um evento que contou com as presenças de Inezita Barroso, Pena Branca, Roberto Correa e Pereira da Viola. Zé Mulato & Cassiano tem participado de vários projetos culturais por todo o país, fazendo shows em várias capitais e no interior, participou recentemente do projeto Pixinguinha e do Acordes brasileiro.
Estão também entre os violeiros que compõe o DVD Violeiros do Brasil.
. Enfim, Zé Mulato e Cassiano são a síntese da resistência e luta pela preservação da nossa autêntica cultura caipira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário