18 de jul. de 2017

UM POUCO DA TRAJETORIA DO CANTOR NENETE....

Quem foi Nenete....
Waldemar Castellar De Franceschi, Nenete, nasceu em Santa Adélia, interior paulista, em 1919. Mudou-se para Pirassununga aos 10 anos. Iniciou sua carreira no início da década de 1940, tendo formado sucessivas duplas com Ninote, Nininha, Ninão, Zé Pinhão e Luizinho.
Atuou ainda na Rádio Record com o Trio Saudade, formado por ele, Ninão e Nininha. O trio se apresentou até 1955 no programa “A Hora dos Municípios”, do locutor Genésio Arruda. Com o nome artístico “Limeira”, adotado durante algum tempo, fazendo dupla com Luizinho, Nenete se apresentava na Rádio Tupi nos programas “Alma da Terra” e “Imagens do Sertão”.
Nenete e Dorinho se conheceram em 1954, no Concurso de Violeiros do IV Centenário da Cidade de São Paulo. Formaram a dupla e lançaram em 58, o compacto simples as músicas “Teu Castigo” e “Meu Perdão”. Com o acordeonista Nardelli, lançaram um trio de sucesso, que se apresentava na Rádio Tupi. O trio “Nenete, Dorinho e Nardelli”” recebeu o troféu Roquete Pinto e foi o trio mais premiado do Brasil.
Em 1966, Nenete passou a assinar a produção de artistas da Gravadora RCA Victor, uma das maiores potencias fonográficas do país. Nenete compôs e gravou mais de 400 músicas. Só pela Gravadora RCA Victor lançou 60 discos (78 RPM), 22 long-plays, 16 compactos duplos e 28 compactos simples.
Nenete faleceu em dezembro de 1988, mas suas músicas são tocadas até hoje nas rádios em todo o Brasil. Sua obra é citada como referência e seu nome sempre lembrado como um dos artistas que contribuíram para transformar a música de raiz em patrimônio da identidade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário