11 de mai. de 2020

O MUNDO DA MÚSICA SERTANEJA ESTA DE LUTO MORREU EM SÃO PAULO O CANTOR VALDERI...


José Rodrigues de Carvalho, o Valderi, nasceu em Mortugaba, no estado da Bahia, em 22 de julho de 1936. Valderi começou a cantar com um irmão, na Rádio de Arapongas, no Paraná, na década de 50. Em 1962, foi para São Paulo e lá, com Monterrey, formou a dupla Charreteiro e Xandozinho, que ganhou o primeiro lugar no programa "Cuidado com a Buzina", do Sílvio Santos. Depois Valderi cantou em dupla com Juracy. Ambas as duplas participaram de programas de rádio, mas sem gravar disco.
Em 1972 José Rodrigues de Carvalho o Valderi conheceu Mauro o “Misael” e formaram a dupla Valderi & Misael .
Valderi e Mizael participaram durante 15 anos do programa "Linha Sertaneja Classe A", sob o comando de Zé Béttio e José Russo, na Rádio Record de São Paulo. Depois foram mais 5 anos na Rádio Capital de São Paulo.


Os dois primeiros LPs da dupla, de 1973 e 1975, continham quase somente músicas de autoria de Goiá. Foram gravados com o nome artístico invertido de Mizael e Waldery. Do terceiro LP em diante é que ficou Valderi e Mizael. E foi nesse terceiro disco, pela CBS em 1977, que a dupla atingiu o sucesso.


Em 35 anos de carreira, Valderi e Mizael gravaram 18 álbuns de lançamentos (LPs e CDs). Em breves interrupções da dupla, Mizael gravou um CD com Alberto Cabanhas e outro com Carrerito.
Entre os grandes sucessos da dupla, destacamos "A Enxada de Ouro", "Olho de Vidro", "Flor de Aquidauana", "Espinho na Cama", "Despedida de um Poeta", "Abismo Cruel", "O Carro e a Faculdade", "Centelha Divina", "Avião das Nove", "Rei dos Judeus", "Conselho de Pai", "Explode Coração", "Tardes Morenas de Mato Grosso", "Cidade de Santo André", "O Mártir do Calvário", "Rastros na Areia" e "Caminhos de Minha Infância", entre outros.


A dupla Valderi e Mizael terminou no dia 05 de fevereiro de 2008, com o falecimento de Mizael, aos 64 anos de idade,
Em 2009, cerca de um ano e meio após o falecimento do Mizael, Valderi formou uma nova dupla com Jannel (da dupla Julinho e Jannel), lançando um CD. Mas a dupla não foi adiante. Jannel voltou a dupla com seu irmão Julinho e Valderi parou de cantar. Vamos sentir muira saudades sua mas vamos continuar orando e pedindo pra Deus nos dar força e coragem para toda a sua família e amigos afim de confortar os nossos corações..Descanse Valderi..
*nasceu em 22/07/1936 +falcceu em 10/05/2020...

Texto: Sandra Cristina Peripato
Mais informações: www.recanto caipira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário