16 de set. de 2020

O MUNDO DA MÚSICA SERTANEJA ESTA CADA VEZ MAIS TRISTE MORRE EM BELO HORIZONTE O CANTOR SERTANEJO "PARRERITO"

Adicionar legenda

É natural que muita gente pense que o cantor sertanejo Eduardo Borges “ Parrerito” faleceu neste dia 13 de setembro 2020 em Belo Horiznte  o Parrerito, era mineiro. Afinal, além de residir em Contagem (MG), município da região metropolitana conhecida como Grande BH, o artista pavimentou a trajetória profissional em Minas Gerais, precisamente em Belo Horizonte (MG), cidade onde  Mas Parrerito – que sai de cena imortalizado no Brasil sertanejo como umas vozes do Trio Parada Dura – nasceu em São
 Fidélis (RJ), município fluminense, assim como o irmão Élcio Neves Borges (1942 – 1998), o Barrerito.


As carreiras dos irmãos são indissociáveis. A partir de 1975, Barrerito foi integrante da segunda e mais importante formação do Trio Parada Dura, grupo formado em 1973 pelo cantor e músico mineiro Carlos Alberto Ribeiro (1942 – 2015), o Mangabinha.

Adicionar legenda

Parrerito somente entrou no Trio Parada Dura – provisoriamente em 1982 e em caráter definitivo a partir de 1988, na terceira formação do grupo – porque o irmão Barrerito sofreu acidente de avião, em setembro daquele ano de 1982, que o deixou paraplégico e desestimulado a continuar no trio, preferindo partir para carreira solo para se sentir mais independente.

 

Desde 1988, Parrerito passou a ser oficialmente uma voz desse Brasil sertanejo e sentimental propagado pelo Trio Parada Dura. É raro uma dupla ou cantor sertanejo gravar disco e fazer show com sucessos do gênero sem incluir uma música do repertório do Trio Parada Dura, grupo que fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980, pelos interiores periféricos do Brasil, com som sertanejo impregnado de influências das músicas paraguaia e mexicana, sem tanto apego às tradições caipiras que moldaram o gênero a partir dos anos 1930.

Adicionar legenda

As Andorinhas (Darci Rossi, Alcino Alves e Rosa Quadros, 1987), Homem de pedra (Correto e Creone, 1978), Castelo de amor (Nenzico, Creone e Barrerito, 1975), Fuscão preto (Atílio Versuti e Jeca Mineiro, 1981), O doutor e a empregada (Roniel e Augusto Alves Pinto, 1983) e Telefone mudo (Franco e Tião Carreiro, 1981) são músicas associadas a esse trio sertanejo em carreira que teve nota desafinada a partir dos anos 2000.

É que litígio entre Mangabinha e Parrerito (apoiado pelo integrante Creone) pelos direitos do uso do nome Trio Parada Dura foi parar na Justiça e causou dissidência no grupo. Por ser então o único remanescente da formação original do trio que fundou, Mangabinha ganhou no tribunal o direito da marca.

Adicionar legenda

Parrerito e Creone então se juntaram ao sanfoneiro Xonadão e passaram a se apresentar como o Trio do Brasil. Só que, em 2015, com a morte de Mangabinha, a família do artista cedeu para Parrerito os direitos do nome Trio Parada Dura. É como um legitimo integrantes do Trio Parada Dura que Parrerito sai de cena para ficar na história da música sertaneja.

 

Parrerito nasceu em 20/06/1953 e faleceu em 12/09/2020...Descanse em pza nosso querido amigo Parrerito...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário